Tempestades avançam pelo Sul e Centro-Oeste com risco de granizo, vendavais e alagamentos
Inmet mantém alertas de perigo para RS, PR, SC e MS; vendaval destrói casas no Oeste gaúcho

O avanço de uma frente fria em interação com uma massa de ar quente e úmida deve intensificar as condições de tempo severo entre esta sexta-feira (9) e sábado (10), especialmente no Mato Grosso do Sul e na Região Sul do Brasil.
O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu avisos laranja (perigo) para tempestades em diversas áreas.
No Mato Grosso do Sul, a previsão indica chuvas intensas, com possibilidade de granizo e ventos entre 60 km/h e 100 km/h, afetando o Pantanal e o centro-sul do estado.
A Região Sul também segue em alerta, com tempestades previstas para atingir o Paraná e Santa Catarina a partir desta sexta-feira (9).lavouras, diz Embrapa
Nesses dois estados, o Inmet prevê chuvas fortes, com volumes entre 30 mm e 100 mm, rajadas de vento de até 100 km/h e alta probabilidade de queda de granizo.
As condições são de perigo, com risco de danos estruturais, interrupções no fornecimento de energia, queda de árvores e alagamentos pontuais.
Estragos no RS
O cenário de instabilidade já provoca estragos no Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (8), um vendaval violento atingiu a área rural de Manoel Viana, no Oeste do estado, com rajadas superiores a 100 km/h.
Segundo a MetSul, a força dos ventos destruiu moradias e causou queda de árvores, interrompendo temporariamente o tráfego na RS-377, entre Manoel Viana e Alegrete.
Em Alegrete, rajadas chegaram a 93 km/h, segundo estação do Inmet. No Centro da cidade, a fachada de uma loja desabou e diversos pontos registraram alagamentos. A Defesa Civil está nas ruas atendendo ocorrências, removendo árvores e distribuindo lonas a moradores atingidos.
Moradores relataram momentos de pânico. “Achei que fosse morrer”, disse o trabalhador rural Luciano Silva, após ter sua casa destruída em Lagoa Verde, zona rural de Manoel Viana.
Além dos ventos fortes, a chuva volumosa atinge a região. Somente entre 0h e 12h desta quinta, os acumulados passaram de 95 mm em Uruguaiana, 86 mm em Quaraí, 65 mm em Alegrete, 56 mm em Barra do Quaraí e 55 mm em São Gabriel.
Hits: 59
Comentários (0)
Comentários do Facebook