Mapa investiga reações adversas em animais após uso de vacina contra clostridiose

Segundo a pasta, até o momento foram notificados 194 óbitos de ovinos, quatro de caprinos e um de bovino.

Mapa investiga reações adversas em animais após uso de vacina contra clostridiose
Ilustrativa

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou nesta terça-feira (20) que está investigando a ocorrência de reações adversas em caprinos, ovinos e bovinos no Piauí, supostamente associadas ao uso da vacina contra clostridiose EXCELL 10, dos lotes 016/2024 e 018/2024, fabricada pela Dechra Brasil Produtos Veterinários Ltda.

Segundo a pasta, até o momento foram notificados 194 óbitos de ovinos, quatro de caprinos e um de bovino. O caso foi comunicado pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) em 12 de agosto.

“Estamos atuando de forma coordenada e integrada com os órgãos estaduais de defesa sanitária para confirmar a causa dos óbitos e adotar todas as medidas necessárias para proteção da produção pecuária”, afirmou o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Carlos Goulart.

Após a notificação, o ministério iniciou uma série de fiscalizações. No dia 13, solicitou relatórios de farmacovigilância à empresa. Em 14 de agosto, técnicos realizaram inspeção no laboratório em Londrina (PR), onde foram analisados registros de atendimento ao consumidor e o processo de fabricação da vacina.

No dia 15, foi determinada a apreensão cautelar dos lotes suspeitos, medida que depois foi estendida a todos os estados. Também houve orientação à fabricante para interromper a comercialização. No dia 20, a empresa formalizou o recolhimento nacional dos dois lotes, em comunicado a distribuidores, médicos-veterinários e lojistas.

As amostras da vacina e de animais que morreram estão sendo analisadas em laboratórios oficiais. A conclusão da investigação deve ocorrer em até 60 dias.

O Mapa reforça que a clostridiose é uma doença fatal causada por bactérias do gênero Clostridium spp. e que a vacinação permanece como estratégia eficaz de controle. O consumo de carne de caprinos, ovinos e bovinos saudáveis e inspecionados pelo serviço veterinário oficial segue sendo considerado seguro.

 

Com informações do Mapa