Cooperativa inaugura frigorífico de peixe e amplia mercado de tilápia no Paraná
Unidade tem capacidade para processar 15 toneladas por dia e deve beneficiar mais de 120 cooperados
A Cooperativa da Agricultura Familiar da Região Noroeste do Paraná (Coopersul) inaugurou nesta quarta-feira (27), em Cruzeiro do Sul, a sua Unidade de Beneficiamento do Pescado, com capacidade de abate de até 15 mil quilos por dia.
O investimento é visto como um marco para a piscicultura regional e deve fortalecer a presença do produto no mercado nacional.
O frigorífico foi viabilizado com R$ 600 mil em recursos do Governo do Estado, via Programa Coopera Paraná, além de um financiamento de R$ 7,5 milhões obtido pelo Pronaf, do Banco do Brasil.
Com a estrutura própria, a cooperativa conquista um objetivo planejado há pelo menos quatro anos: colocar a produção de tilápia no mercado brasileiro com o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
“O ponto chave é que no final da obra recebemos o Serviço de Inspeção Federal (SIF), já estamos aptos a comercializar em todo território nacional”, destacou o presidente da Coopersul, Leandro Aparecido Espiniano.
Atualmente, a criação de tilápia é realizada em tanques-rede no Rio Paranapanema, envolvendo diretamente 123 cooperados.

A Coopersul também mantém parceria com a prefeitura de Santa Inês, que fomenta a atividade pesqueira na Usina Hidrelétrica de Taquaruçu.

Produção e mercado consumidor
O foco inicial será a produção de filés de tilápia, com menor volume destinado a postas. O mercado institucional seguirá como prioridade, mas a cooperativa já busca ampliar a presença em pequenos e médios supermercados no norte e noroeste do Paraná, além do oeste de São Paulo. Todos os produtos saem com o selo de Agricultura Familiar.
“O investimento da Coopersul em piscicultura é importante para a região, pois muitos pescadores vivem da atividade nas águas do Rio Paranapanema e agora terão onde industrializar o produto garantindo mais renda às famílias, além da perspectiva de gerar empregos no setor”, afirmou o chefe do Núcleo Regional de Paranavaí, José Jorge Oliveira Neto.

História e consolidação da cooperativa
A Coopersul tem origem na Associação dos Produtores Rurais de Cruzeiro do Sul, criada no início da década de 1990 sob incentivo do padre Roberto Kuriyama. Na época, recursos vindos do Japão permitiram a compra de 2,42 hectares para a sede, barracão e centro de treinamento.
Após um período de baixa atividade, o grupo retomou as operações em 2015, já como cooperativa.
Desde então, o mercado institucional se tornou estratégico, com destaque para a inserção da tilápia no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em 2017. Até então, o processamento era terceirizado, o que encarecia os custos.
Com a inauguração da nova planta frigorífica, a cooperativa passa a controlar todo o ciclo de produção e industrialização, reduzindo despesas e garantindo maior competitividade.
A unidade foi instalada em área próxima à zona urbana de Cruzeiro do Sul, com fornecimento de matéria-prima num raio de até 100 quilômetros.







Comentários (0)
Comentários do Facebook