CBSoja vai debater produção, pesquisa e mercado, em Campinas

A Arena de Inovação será um espaço para a realização de lançamentos, apresentação de trabalhos técnicos de destaque e inovações propostas pelo mercado.

CBSoja vai debater produção, pesquisa e mercado, em Campinas
Ilustrativa

Aspectos sobre a implantação das lavouras de soja, nutrição e fitossanidade, uso de bioinsumos, sistemas de produção irrigados, soja em áreas de reforma de canavial, inovações biotecnológicas, agricultura digital, desafios logísticos, papel da soja na segurança alimentar e na produção de biocombustíveis, e relação do Brasil com outros players do mercado internacional são alguns dos debates que estarão presentes na programação da 10ª edição do Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) e do Mercosoja 2025, a serem realizados, pela Embrapa Soja, de 21 a 24 de julho de 2025, no Centro de Exposições e Convenções Expo Dom Pedro, em Campinas (SP).

A soja no Mercosul há um século é o tema da conferência de abertura, segunda-feira, 21 de julho, às 19 h. Para debater a evolução da cultura na região, estarão presentes o pesquisador da área de melhoramento genético Romeu Afonso de Souza Kiihl, da MGS Melhoramento Genético e Sementes; o professor Tuneo Sediyama, da Soygene; Rodolfo Luis Rossi, ACSoja – Argentina; e Gerardo Bartolomé, do Grupo Dom Mário. O debate será conduzido pelo jornalista Giovani Ferreira.

A geopolítica da cultura da soja será o tema da conferência da terça-feira, 22 de julho, a partir das 8h30, tema a ser apresentado por Guilherme Bastos, da Fundação Getúlio Vargas. A proposta é destacar as relações comerciais do Brasil com outros países influenciadas pela produção, comércio e consumo do grão.  Para debater a sustentabilidade da cadeia produtiva da soja em números está prevista uma conferência, quarta-feira, 23 de julho, a partir das 8h30. A conferência será apresentada pelo professor Edvaldo Velini, da UNESP Botucatu. O objetivo é apresentar como os dados gerados pela pesquisa conferem maior segurança para a cadeia, contribuindo para o equilíbrio do cenário macroeconômico.

E o que esperar da relação com a China na agricultura será o tema da conferência da quinta-feira, 24 de julho, às 9h, a ser conduzida por Leticia Frazão Alexandre Leme, do Ministério das Relações Exteriores, e por Larissa Wachholz, da Vallya Agro. As conferencistas têm ampla experiência nas relações do Brasil com a China, que é o principal parceiro comercial do Brasil.

CBSoja e Mercosoja 2025 – Para esta edição comemorativa dos 50 anos da Embrapa Soja, o tema central do CBSoja e do Mercosoja 2025 será os 100 anos de soja no Brasil: pilares para o amanhã. Considerado o maior fórum técnico-científico da cadeia produtiva da soja na América do Sul, a expectativa da comissão organizadora é reunir cerca de 2 mil participantes de diferentes segmentos.

A programação técnica contará com 4 conferências e 15 painéis em que serão realizadas mais de 50 palestras com especialistas nacionais e internacionais de vários segmentos ligados ao complexo soja. A comissão organizadora aprovou 328 trabalhos técnico-científicos que serão apresentados na sessão pôster.

Outra inovação na programação do CBSoja será a realização do Mãos à Obra, um espaço dedicado ao debate de questões práticas em cinco grandes temas: Fertilidade do solo e adubação, Manejo de nematoides, Plantas daninhas, Bioinsumos e Impedimentos ao desenvolvimento radicular. Também haverá destaque para os desafios da produção de soja no Mercosul e um workshop internacional Soybean2035: A decadal vision for soybean biotechnology, cujo objetivo é debater os próximos 10 anos das ferramentas biotecnológicas no melhoramento na soja, com palestrantes da China, Estados Unidos, Canadá e Brasil.

A Arena de Inovação será um espaço para a realização de lançamentos, apresentação de trabalhos técnicos de destaque e inovações propostas pelo mercado. Haverá mais de 50 expositores participantes do evento.

FONTE: Agro Revenda
Hits: 59