Rota do PMGZ: nova temporada explora resultados do melhoramento genético em rebanhos do Paraná
Episódios estão disponíveis no YouTube e Instagram da ABCZ

A ABCZ TV lançou a nova temporada da Rota do PMGZ, destacando os reais impactos do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) em rebanhos do estado do Paraná. A iniciativa visitou cinco propriedades rurais que têm se destacado pela aplicação de tecnologia e genética como ferramentas estratégicas na pecuária.
As gravações foram realizadas na Fazenda Santa Fé, em Santa Fé (PR), de Ricardo Pulzatto; na Fazenda Nova Paranapanema, de Ana Maria Andreetta, em Jardim Olinda (PR); Estância Nossa Senhora das Graças, de Wilson Geraldo Cavina Junior; na Fazenda Grupo Costa, de Wilson Costa, em Santa Mariana (PR); e na Fazenda Cachoeira 2C, de Gabriel Garcia Cid, em Sertanópolis (PR).
O Gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu, destacou a importância do projeto. “A Rota do PMGZ tem como grande objetivo mostrar na prática como os criadores utilizam as ferramentas dos produtos e serviços da ABCZ para a seleção do seu rebanho. Essa edição no estado do Paraná foi especial, pois estivemos em criatórios com muitas décadas de tradição e em propriedades de recém-associados. Agradecemos sempre o carinho com que somos recebidos.”
Visita à Fazenda Cachoeira 2C
Além de Ricardo Abreu e da equipe de reportagem da ABCZ TV, participaram das visitas a Analista Técnica de Fomento da ABCZ, Carla Martins, o Supervisor do PMGZ, Eric Costa, os Técnicos de Registro Célio Heim e Ireno Cassemiro da Costa, e o Gerente do Escritório Técnico Regional (ETR) de Londrina (PR), Endre Flaiban.
Os pecuaristas destacaram a contribuição do PMGZ para a evolução de seus plantéis. Ricardo Pulzatto ressaltou a filosofia de inovação que norteia o trabalho da família. “Nós somos uma família de pecuaristas que trabalha com a integração lavoura-pecuária. A filosofia do meu pai, Wilson Pulzatto, sempre foi buscar inovar através da tecnologia – e a tecnologia caminha ao lado da genética e da nutrição para produzir bezerros pesados, animais terminados e com valor agregado”, avalia.
Fazenda Santa Fé
Alexandre Garcia Andreetta também reforçou a confiança na credibilidade do programa. “Acreditamos muito no PMGZ. Não temos medo nem vergonha de usar touros novos, porque eles têm a credibilidade do programa. A cabeceira do rebanho vai para o leilão, e as precocinhas colocam praticamente metade do gado de cabeceira na prateleira”, revela.
Wilson Costa destacou a importância das avaliações constantes. “Realizamos pesagens dos animais a cada quatro meses, desde o nascimento até os 18 meses. Essas avaliações só agregam, conferindo credibilidade e confiança nesses animais. São números que nos dão a certeza de que estamos no caminho certo e nos ajudam a descartar aqueles animais que não contribuem para o progresso do rebanho”, diz.
Grupo Costa
O Presidente da ABCZ e também criador participante desta edição, Gabriel Garcia Cid, reforçou os resultados práticos do PMGZ. “O PMGZ corresponde a 19% das receitas de serviços da ABCZ; um terço dos criadores ativos associados à ABCZ utilizam o programa. Além das avaliações genéticas, o PMGZ nos oferece o relatório de desempenho, que mostra o desempenho real das matrizes – em intervalo entre partos, peso à desmama, idade ao primeiro parto – para comprovar o que foi previsto pela avaliação genética e apartado pelo técnico”, ressalta.
Os episódios desta temporada da Rota do PMGZ estão disponíveis no canal oficial da ABCZ TV no YouTube e no Instagram da ABCZ (@abcz.pmgz).
Estância Nossa Senhora das Graças
Fazenda Nova Paranapanema
COMPARTILHE
Hits: 61
Comentários (0)
Comentários do Facebook