Agro puxa crescimento e leva oito estados a superar a média nacional em 2023
Estados do Acre ao Paraná registraram altas de até 14,7%, bem acima dos 3,2% do país, segundo dados do IBGE
Mais uma vez, a agropecuária foi um dos principais motores econômicos do país em 2023, impulsionando oito estados que registraram crescimento do PIB superior à média nacional, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os estados em que o agronegócio teve papel decisivo no avanço econômico foram:
Acre: 14,7%
Mato Grosso do Sul: 13,4%
Mato Grosso: 12,9%
Tocantins: 7,9%
Goiás: 4,8%
Paraná: 4,3%
Roraima: 4,2%
Minas Gerais: 3,4%
Enquanto o PIB do Brasil cresceu 3,2% em 2023, esses estados apresentaram taxas entre 3,4% e 14,7%, muito acima da média nacional. No total, 13 estados e o Distrito Federal registraram desempenhos superiores ao do país no período.
O crescimento robusto está diretamente ligado à produção agrícola, especialmente à soja , segundo o relatório do IBGE. Estados com forte presença de grandes culturas, como Mato Grosso, vêm ampliando sua participação no PIB nacional ao longo dos anos.
Além disso, o cenário aponta para uma descentralização econômica no Brasil: enquanto estados historicamente dominantes, como São Paulo, registram avanços modestos, unidades com forte vocação rural ganham peso e relevância na economia nacional.
Ao analisar o crescimento por regiões, o Centro-Oeste continua na liderança, com expansão superior ao dobro da média do país:
Centro-Oeste: 7,6%
Norte: 2,9%
Nordeste: 2,9%









Comentários (0)
Comentários do Facebook