Semana começa com frente fria no Sul e calor intenso no Centro-Oeste

Norte e litoral do Nordeste seguem com temporais

Semana começa com frente fria no Sul e calor intenso no Centro-Oeste
Ilustrativa

Fenômenos típicos do inverno brasileiro se intensificam em diferentes regiões, com alerta para nevoeiros, geadas e baixa umidade do ar, segundo a Climatempo.

A segunda-feira marca a intensificação de condições típicas do inverno em diversas regiões do Brasil. Enquanto uma nova frente fria se aproxima do Sul, trazendo umidade e possibilidade de chuva no oeste gaúcho, o Centro-Oeste enfrenta um cenário de calor intenso e ar seco. 

Já o Norte e o litoral do Nordeste seguem com tempo instável e alerta para pancadas fortes de chuva. No Sudeste, o contraste entre o ar seco no interior e a umidade no litoral define o panorama da semana.

Sul: frente fria se aproxima e provoca chuva no extremo oeste

No Sul do país, uma nova frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul, elevando os índices de umidade e estimulando a formação de nuvens carregadas nas áreas de fronteira com o Uruguai.

O sol ainda aparece durante a manhã, mas há previsão de chuva moderada a forte à tarde, especialmente na região de Uruguaiana e no extremo oeste gaúcho.

 

O amanhecer segue gelado, com possibilidade de geada na Serra do Rio Grande do Sul e em parte da Serra de Santa Catarina.

A combinação entre umidade, céu mais limpo e temperatura baixa aumenta o risco de nevoeiro no sul do RS, Grande Porto Alegre, sul do Paraná e em Curitiba — o que pode comprometer a visibilidade no início do dia. Nas demais áreas da Região Sul, o tempo permanece firme ao longo da segunda-feira, inclusive nas capitais.

Sudeste: contraste entre litoral úmido e interior seco

No Sudeste, o transporte de umidade do oceano para o continente mantém o céu com muitas nuvens e possibilidade de chuva fraca no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. O amanhecer ainda será frio, com chance de geada fraca e pontual entre o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira.

Há também condição para formação de nevoeiro em São Paulo, Campinas, Sorocaba, Rio de Janeiro e na Zona da Mata mineira. Apesar da nebulosidade em áreas costeiras, grande parte da Região terá sol com variação de nuvens, mas sem previsão de chuva.

As temperaturas seguem amenas à tarde na capital paulista, com ar mais seco predominando no norte de São Paulo, Triângulo Mineiro e noroeste de Minas.

Centro-Oeste: tempo firme, calor intenso e baixa umidade

A Região Centro-Oeste começa a semana sob influência de um sistema de alta pressão, que mantém o tempo seco e o sol predominando ao longo do dia. Não há previsão de chuva nesta segunda-feira, e as temperaturas ficam elevadas durante a tarde.

A umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% em áreas do norte de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, com atenção especial para as capitais Cuiabá, Goiânia e Brasília, onde a qualidade do ar pode ser comprometida.

Norte e Nordeste: alerta para temporais e instabilidade no litoral

Na Região Norte, o tempo segue instável com alerta para temporais entre o Amazonas e Roraima. As capitais Manaus, Belém e Macapá terão um início de semana abafado, com possibilidade de pancadas fortes de chuva.

No litoral do Nordeste, a infiltração marítima mantém o tempo encoberto e com chuva frequente desde o norte da Bahia até Sergipe, incluindo a região de Salvador, onde não se descarta ocorrência de pancadas mais fortes.

Já entre Alagoas e o Rio Grande do Norte, a chuva tende a ser mais isolada, mas ainda com potencial para moderada a forte intensidade.

FONTE: AgrofyNews
Hits: 50