Custos de produção de frango e suíno seguem caminhos opostos em março, aponta Embrapa
Os custos de produção dos principais setores da avicultura e suinocultura brasileira apresentaram comportamentos distintos em março de 2025, de acordo com levantamento da Embrapa Suínos e Aves.

Os custos de produção dos principais setores da avicultura e suinocultura brasileira apresentaram comportamentos distintos em março de 2025, de acordo com levantamento da Embrapa Suínos e Aves. Enquanto os gastos para produzir frango de corte recuaram levemente no Paraná, o custo do suíno vivo aumentou em Santa Catarina, refletindo diferentes pressões nos mercados de ração e insumos.
No Paraná, maior produtor nacional de frango de corte, o custo por quilo ficou em R$ 4,86, representando uma ligeira queda de 0,17% em relação a fevereiro. Mesmo com o recuo mensal, o acumulado do ano registra alta de 1,58%, e o dos últimos 12 meses chega a 13,86%, conforme o Índice de Custos de Produção de Frango (ICPFrango), que alcançou 376,48 pontos.
A ração se mantém como principal responsável pelos custos do setor, com 67,62% de participação no custo total. Apesar da retração de 0,88% em março, o insumo acumula aumento de 15,97% nos últimos 12 meses.
Por outro lado, a suinocultura viu os custos avançarem. Em Santa Catarina, estado referência no segmento, o quilo do suíno vivo chegou a R$ 6,42, alta de 0,78% em relação ao mês anterior. O Índice de Custos de Produção de Suínos (ICPSuíno) subiu 3,38% no acumulado de 2025 e 14,31% nos últimos 12 meses, alcançando 367,08 pontos.
A ração para suínos também puxou o aumento, com avanço de 0,31% em março e 13,33% nos últimos 12 meses. O item representa 72,29% do custo total de produção no setor.
Ferramentas para o produtor
A Embrapa tem investido em ferramentas para apoiar o produtor na gestão dos custos. Uma das novidades é o aplicativo Custo Fácil, que permite o acompanhamento detalhado das despesas da granja, com relatórios dinâmicos que separam custos fixos, mão de obra familiar e outros itens relevantes. O app está disponível gratuitamente para Android.
Além disso, a Embrapa disponibiliza planilhas eletrônicas gratuitas para produtores integrados de frango e suíno, permitindo simulações e análises personalizadas, com base nos dados técnicos fornecidos pela Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS).
Atualização técnica
Em janeiro deste ano, os coeficientes técnicos usados no cálculo dos custos de produção de suínos foram atualizados no Paraná e no Rio Grande do Sul. As alterações incluíram novas formulações de ração, ajustes nos custos com insumos veterinários e separação entre os custos de transporte de ração e alimentação propriamente dita.
Monitoramento é essencial
A Embrapa reforça que o monitoramento constante dos custos de produção é fundamental para a tomada de decisões estratégicas. Mesmo que os índices estaduais ofereçam referência importante, os avicultores e suinocultores devem acompanhar de perto os dados de suas propriedades, considerando variações regionais e realidades específicas da produção.
Com informações da Embrapa
Hits: 75
Comentários (0)
Comentários do Facebook