Brasil conquista abertura de mercado para exportação de ovinos vivos à Argélia

O governo brasileiro anunciou nesta segunda-feira a conclusão das negociações sanitárias que permitem a exportação de ovinos vivos para a Argélia.

Brasil conquista abertura de mercado para exportação de ovinos vivos à Argélia
Ilustrativa

O governo brasileiro anunciou nesta segunda-feira a conclusão das negociações sanitárias que permitem a exportação de ovinos vivos para a Argélia. A medida amplia as oportunidades comerciais para o agronegócio nacional e fortalece a presença do Brasil em um mercado estratégico no Norte da África.

Com população estimada em 46 milhões de habitantes, a Argélia tem se consolidado como um parceiro relevante do Brasil. Em 2021, as exportações agropecuárias brasileiras para o país somaram cerca de US$ 1,3 bilhão. Em 2024, esse valor saltou para mais de US$ 2,2 bilhões, puxado por produtos do complexo sucroalcooleiro e da soja, além de cereais, farinhas e preparações.

A nova abertura comercial representa, sobretudo, uma oportunidade para exportadores do Norte e Nordeste, regiões onde a ovinocultura tem forte peso econômico e social. A expectativa é que a medida estimule a geração de empregos, fortaleça a cadeia produtiva e contribua para o desenvolvimento regional.

Com esse anúncio, o Brasil chega a 401 novas aberturas de mercado desde o início de 2023, sendo 101 apenas em 2025. Os avanços refletem o esforço conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), que vêm intensificando a diplomacia econômica e sanitária brasileira.

Com informações do Mapa